Livro sobre maioridade penal grátis, clique aqui para baixar

Jpeg

CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR A PUBLICAÇÃO

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) disponibiliza, em seu site, a versão em PDF do livro “Mitos e verdades sobre a justiça infantojuvenil brasileira: por que somos contrários à redução da maioridade penal?”, lançado durante o Seminário “25 anos do ECA: Refletindo sobre sujeitos, direitos e responsabilidades”, em Belo Horizonte (MG), no último dia 27.

Organizada pelo professor de Direito José Luiz Quadros de Magalhães e pelos docentes em Psicologia Jurídica Maria José Gontijo Salum e Rodrigo Tôrres Oliveira, a publicação apresenta uma análise desde a aprovação do ECA – que criou bases sólidas que asseguraram o progresso nos indicadores da infância e adolescência e estabeleceu como resposta às carências históricas e sociais de crianças e adolescentes a Doutrina da Proteção Integral – até os dias de hoje, em que avançam no Congresso Nacional proposições que visam reduzir a maioridade penal no país.

Ao longo de mais de 150 páginas, são descortinados, desconstruídos e afirmados mitos e verdades sobre a justiça infantojuvenil brasileira. Drogas, violência e assassinato de jovens, papel do Estado e violência institucional, ato infracional e suas implicações, são alguns dos temas dos artigos inéditos apresentados por autores como Vera Malaguti, Robson Sávio Reis Souza, Esther Arantes, Andréa Maris Campos Guerra, Jacqueline de Oliveira Moreira, Maria Cristina Poli e Marlene Guirado, entre outros.

“Este livro é uma tentativa de desmitificar e de produzir respostas, perguntas, inflexões e reflexões sobre a questão no país. Devemos lutar pelo respeito e efetivação do ECA no ano em que comemoramos os 25 anos de sua promulgação. Não haveria algo mais sensato a oferecer aos nossos adolescentes e excluídos de toda ordem do que o encarceramento, a vingança a qualquer custo, o desrespeito aos direitos, a criminalização de comportamentos, a condenação à morte pela via de uma cidadania às avessas?”, aponta Rodrigo Tôrres Oliveira, coordenador da Comissão de Psicologia Jurídica do CFP.

FONTE: http://site.cfp.org.br/cfp-disponibiliza-versao-online-de-livro-sobre-maioridade-penal/

Léo Duarte

Leonardo Duarte: Ex-menino de rua, hoje Fotógrafo, Educador Social e Conselheiro Tutelar.