Conselhos Tutelares recebem novos veículos

vei
Conselheiros têm por missão zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes; cerimônia aconteceu nesta terça-feira (19)

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) da Prefeitura de São Bernardo do Campo repassou nesta terça-feira (19) ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente três veículos doados pela Volkswagen. A medida atende a determinação do Ministério Público do Trabalho em razão de sentenças trabalhistas contra a empresa.  A cidade conta com 15 conselheiros, cinco para cada um dos três conselhos.

O secretário de Coordenação Governamental e de Serviços Urbanos representou o prefeito no evento. Também acompanharam a cerimônia a presidente da Fundação Criança, Márcia Barral, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jean Carlos Fernandes Valadares, representantes dos conselhos, ex-conselheiros, e assistentes sociais.

O secretário elogiou o trabalho desenvolvido pelos conselhos nos últimos anos e desejou boa sorte aos novos representantes (eleitos em outubro). “Esses carros certamente vão ajudá-los a exercem bem o trabalho de vocês. No entanto, é importante destacar que o recebimento desses veículos não é nenhuma dádiva. Resulta de ação do Ministério Público motivada por dívidas trabalhistas da Volkswagen. Já recebemos outros equipamentos por razões semelhantes. É preciso ficar sempre vigilante para que não haja retrocessos na área trabalhista”, disse o secretário, pouco antes de entregar as chaves dos carros aos conselheiros Fabiana Faria, Cleudiana Sousa e Paulo Inácio Júnior.

A eleição para os conselhos ocorreu em outubro. Os novos conselheiros foram empossados em janeiro. A doação se soma a outras iniciativas da Administração que nos últimos anos possibilitaram melhorias no atendimento aos jovens.

Cada um dos conselhos conta com sala individualizada para atendimento, salas de reuniões e computadores com internet para a realização das atividades. São atendidas em média 60 pessoas por dia.

Os conselheiros têm por missão zelar pelos direitos da criança e do adolescente e atuam sempre que essas prerrogativas são ameaçadas ou violadas. Também tomam providências para que sejam cumpridas medidas protetivas, encaminham notificações e fiscalizam órgãos e entidades que atendem esse público. Os conselhos funcionam no prédio da Sedesc (Avenida Redenção, 271, Centro).

Fonte: http://www.saobernardo.sp.gov.br/home/-/asset_publisher/YVwaH6UqAMbt/content/conselhos-tutelares-de-sao-bernardo-recebem-novos-veicul-1/maximized?_101_INSTANCE_YVwaH6UqAMbt_redirect=%2Fhome

Léo Duarte

Leonardo Duarte: Ex-menino de rua, hoje Fotógrafo, Educador Social e Conselheiro Tutelar.