Confira 7 filmes incríveis sobre a questão racial

be

O mês de novembro é o mês da Consciência Negra, porque no dia 20 é celebrado o “Dia da Consciência Negra”, em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do quilombo dos Palmares e figura histórica como símbolo de resistência na luta contra a escravidão no Brasil.

E para celebrar o mês da consciência negra, se liga na lista com filmes que abordam a questão racial:

1-  Um Deslize Perigoso:
ambientado nos dias de hoje, narra o cotidiano de Malcolm (Shameik Moore), um adolescente geek fissurado pelo hip-hop dos anos 1990. Sem querer, o jovem e seus amigos se envolvem com o traficante barra-pesada do bairro. Com criatividade e tecnologia, o trio arruma um jeito para se livrar dessa roubada.

2- 12 Anos de Escravidão:
baseado na história verídica de Solomon Northup (1808 – 1863), um homem negro livre que foi raptado e vendido como escravo, no século 19, nos EUA. Vencedor de três Oscar – melhor filme, melhor atriz (Lupita Nyong’o) e melhor roteiro adaptado.

3- Amistad:
inspirado no motim ocorrido a bordo do navio La Amistad, em 1839. Os africanos escravizados mataram a tripulação branca. O grupo desembarcou nos EUA, onde foi julgado e libertado. Indicado a quatro Oscar.

4- Corina, Uma Babá Perfeita:
com nível superior completo e sem emprego, Corrina Washington (Whoopi Goldberg) se torna empregada doméstica do viúvo Manny Singer (Ray Liotta) e de sua filha, em 1959, nos EUA. Com a convivência, Corrina e Manny acabam se apaixonando.

5- Faça a Coisa Certa:
o ítalo-americano Sal (Danny Aiello) é dono de uma pizzaria, localizada em um dos bairros mais pobres de Nova York, nos anos 1980. Com a clientela majoritariamente negra e latina, o comerciante acaba envolvido em um conflito inter-racial.

6- Besouro:
Este filme de João Daniel Tikhomiroff chamou atenção pelas lutas coreografadas e efeitos especiais. A história do famoso capoeirista só foi possível porque ser uma sociedade em que a escravidão tinha acabado de ser abolida.

7- Diamante de Sangue:
Mesmo que já estejamos no século XXI, em muitos locais, inclusive no Brasil, trabalhadores ainda são mantidas como escravos. Neste filme de Edward Zwick, a lamentável condição de trabalhadores-escravos de Serra Leoa foi revelada.

Fonte: https://naresponsa.catracalivre.com.br/geral/mao-na-massa/indicacao/mes-da-consciencia-negra-confira-7-filmes-incriveis-sobre-a-questao-racial/

Léo Duarte

Leonardo Duarte: Ex-menino de rua, hoje Fotógrafo, Educador Social e Conselheiro Tutelar.